terça-feira, setembro 22, 2009


CRÊ NO SENHOR JESUS...
ELE É O ÚNICO QUE PODE TE AJUDAR!!!!!!

MINHA AMIGA QUERIDA!


Um dia me disseram para ter paciência porque a saudade é um sentimento nobre que poucos podem ter...
Que somente as pessoas que realmente tem capacidade amar podem senti-lo...
Mas infelizmente tudo tem seu preço...
Porque quem sente saudade é sinal de algo no passado foi inesquecível...
É sinal de alguém não apenas passou por sua vida e sim que permanece...
E que faz grande falta....
Sinto sua falta...

PLANEJAMENTO



Planejamento é preparar com antecedência o que se fará na aula. É a seqüência de tudo o que vai ser desenvolvido para conduzir o professor a alcançar os objetivos educacionais e cristãos que tem proposto. É a especificação dos comportamentos esperados dos alunos e dos meios (conteúdos, procedimentos e recursos ou métodos) que serão utilizados para a sua realização.

Planejamento é uma necessidade em todos os campos da atividade humana. Na área da educação, o aluno é o centro e tudo gira em torno do é mais importante em sua vida.Deve haver uma comunhão de propósitos entre professor e aluno, pois é impossível que o ensino não tenha uma relação íntima com a aprendizagem e o professor contribui também com seu exemplo de vida.

Estudar a lição e o aluno trará êxito para o professor em atingir o alvo: a salvação para aqueles que não conhecem a Cristo; crescimento e serviço para aqueles que já são salvos e servem a Deus.


Não se esqueça: Uma das características de um bom planejamento é a flexibilidade,

ou seja, ser possível de ser alterado para melhor corresponder às necessidades que se tem.

CABEÇALHO DA LIÇÃO

1. DATA - Data vigente da aula.Importante marcar para que se possa ter um acompanhamento da evolução de seu trabalho com as crianças. É a data do dia que foi dado a lição.

2. IGREJA - Sua igreja de origem.Importante marcação para que saibamos posteriormente qual lição foi dada e em quê lugar aconteceu, visto que somos chamados para levar a Palavra em outros lugares também.Em caso de cultos no lar ou ar livre, ou coisas semelhantes, indicar o lugar onde aconteceu.

3. CLASSE - Indicar a faixa etária a qual a lição está sendo apresentada. Pode colocar o nome da turma, ou a idade, ou qualquer outro indicador de idade dos pequenos.

4. PROFESSORA - Nome de quem apresentou a lição.Na maioria das vezes temos mais de um professor no grupo que trabalha com as crianças, sendo cada um apto para ministrar as lições, por isso indicar o nome do professor é importante.


PLANO:

1. TEMA – ou também chamado de conteúdo – É o assunto que vai ser ensinado, o que o professor pretende abordar com a lição.


2. OBJETIVO – Alvo que se quer acertar. Verdade que se quer ensinar com a lição que está sendo preparada.São as metas que pretendemos atingir e são sempre relacionados ao comportamento do aluno e não o do professor. Os objetivos especificam o que o aluno pode realizar e também especificam o grau de perfeição que se espera do aluno.


2. REFERÊNCIA BÍBLICA - Passagem bíblica principal usada para preparar a lição.


3. CÂNTICOS DO DIA – Três cânticos, que de preferência, estejam contidos no objetivo da lição, que falem do mesmo assunto que a lição vai abordar.


4. VERSÍCULO DO DIA – É o versículo que o professor vai usar para ser memorizado. Neste espaço colocar o versículo por extenso com a referência do mesmo (a referência do versículo nós podemos chamar de “endereço”, para que os pequenos saibam do que estamos falando).


5. ENSINO PARA A CRIANÇA FREQUENTADORA – É o ensino voltado para a criança que sempre está presente aos cultos, é aquela criança que já está acostumada com a igreja e o ensino é voltado para o serviço na obra e o crescimento espiritual.


6. ENSINO PARA A CRIANÇA VISITANTE – É o ensino voltado para a criança que é nova na igreja ou que não conhece a igreja. É o ensino evangelístico que promove a salvação da criança.



A AULA EM SI:

1. INTRODUÇÃO – É quando a lição vai começar. É o momento que o professor vai capturar a atenção das crianças para a história, é onde prendemos o interesse da classe e tem que ser planejado.Podemos usar uma musiquinha, um versinho, uma poesia, etc..É aquele momento que as crianças saberão que a história já vai começar.Ex: musiquinha do relógio.Neste espaço descreva o que foi usado para introdução da lição.


2. APLICAÇÃO PESSOAL – È a parte prática da lição. O que ficou de uso prático da lição, como a criança pode aplicar o ensino da lição no seu dia a dia.Descreva o que foi feito neste sentido.


3. EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO – É a descrição do trabalhinho que o professor vai aplicar depois da lição dada.


4. ENCERRAMENTO – Neste espaço do plano coloca-se aquilo que o professor tem como aviso, lembrete, marcação de datas, etc. É necessário para que se tenha um acompanhamento do que acontece no dia a dia da classe.


5. OBSERVAÇÕES GERAIS DO DIA – Tudo que acontece diferente é anotado aqui para que haja correção e aperfeiçoamento: a falta de alguma criança, doença, necessidade de material, idéias, etc...