CABEÇALHO DA LIÇÃO
1. DATA - Data vigente da aula.Importante marcar para que se possa ter um acompanhamento da evolução de seu trabalho com as crianças. É a data do dia que foi dado a lição.
2. IGREJA - Sua igreja de origem.Importante marcação para que saibamos posteriormente qual lição foi dada e em quê lugar aconteceu, visto que somos chamados para levar a Palavra em outros lugares também.Em caso de cultos no lar ou ar livre, ou coisas semelhantes, indicar o lugar onde aconteceu.
3. CLASSE - Indicar a faixa etária a qual a lição está sendo apresentada. Pode colocar o nome da turma, ou a idade, ou qualquer outro indicador de idade dos pequenos.
4. PROFESSORA - Nome de quem apresentou a lição.Na maioria das vezes temos mais de um professor no grupo que trabalha com as crianças, sendo cada um apto para ministrar as lições, por isso indicar o nome do professor é importante.
PLANO:
1. TEMA – ou também chamado de conteúdo – É o assunto que vai ser ensinado, o que o professor pretende abordar com a lição.
2. OBJETIVO – Alvo que se quer acertar. Verdade que se quer ensinar com a lição que está sendo preparada.São as metas que pretendemos atingir e são sempre relacionados ao comportamento do aluno e não o do professor. Os objetivos especificam o que o aluno pode realizar e também especificam o grau de perfeição que se espera do aluno.
2. REFERÊNCIA BÍBLICA - Passagem bíblica principal usada para preparar a lição.
3. CÂNTICOS DO DIA – Três cânticos, que de preferência, estejam contidos no objetivo da lição, que falem do mesmo assunto que a lição vai abordar.
4. VERSÍCULO DO DIA – É o versículo que o professor vai usar para ser memorizado. Neste espaço colocar o versículo por extenso com a referência do mesmo (a referência do versículo nós podemos chamar de “endereço”, para que os pequenos saibam do que estamos falando).
5. ENSINO PARA A CRIANÇA FREQUENTADORA – É o ensino voltado para a criança que sempre está presente aos cultos, é aquela criança que já está acostumada com a igreja e o ensino é voltado para o serviço na obra e o crescimento espiritual.
6. ENSINO PARA A CRIANÇA VISITANTE – É o ensino voltado para a criança que é nova na igreja ou que não conhece a igreja. É o ensino evangelístico que promove a salvação da criança.
A AULA EM SI:
1. INTRODUÇÃO – É quando a lição vai começar. É o momento que o professor vai capturar a atenção das crianças para a história, é onde prendemos o interesse da classe e tem que ser planejado.Podemos usar uma musiquinha, um versinho, uma poesia, etc..É aquele momento que as crianças saberão que a história já vai começar.Ex: musiquinha do relógio.Neste espaço descreva o que foi usado para introdução da lição.
2. APLICAÇÃO PESSOAL – È a parte prática da lição. O que ficou de uso prático da lição, como a criança pode aplicar o ensino da lição no seu dia a dia.Descreva o que foi feito neste sentido.
3. EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO – É a descrição do trabalhinho que o professor vai aplicar depois da lição dada.
4. ENCERRAMENTO – Neste espaço do plano coloca-se aquilo que o professor tem como aviso, lembrete, marcação de datas, etc. É necessário para que se tenha um acompanhamento do que acontece no dia a dia da classe.
5. OBSERVAÇÕES GERAIS DO DIA – Tudo que acontece diferente é anotado aqui para que haja correção e aperfeiçoamento: a falta de alguma criança, doença, necessidade de material, idéias, etc...
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