sexta-feira, abril 08, 2011

NOSSOS DIAS...

É difícil para todos nós ter uma atitude blasé quanto aos últimos acontecimentos: crianças julgadas e condenadas, pessoas inocentes que perderam suas vidas sem qualquer chance de escapatória...
Que dias são esses?
Olhamos ao redor, buscamos um motivo para tudo o que acontece... não entendemos... o que sabemos é que quando refletimos sobre a sociedade onde vivemos, percebemos que muito precisa ser feito.
É muito simplório ter uma atitude de simplesmente dizer que o agente agressor, neste caso horrendo, é uma pessoa com "desequilíbrio mental". Como pode estar desequilibrada mentalmente alguém que de antemão traça toda uma ação contra inocentes? Desequilibrada mentalmente é alguém que não consegue ordenar suas ações. Repito: é simples dizer que tudo se deu por um desequilíbrio mental.
Ouso dizer que esse sujeito é um produto do desequilíbrio, não de sua própria mente, mas da anomia do mundo social em que vivemos.
Há uma certa perda da identidade, uma falta de foco, de objetivos nas pessoas. A esperança, dom que opera a renovação, parece estar se perdendo, e no meio de um turbilhão de desconhecidos alguns sucumbem à inesperada reação.
Que dias são esses?
Os quais para onde quer que olhemos nos vemos cercados de gente, porém sem ninguém para nos acompanhar no caminho. Alguns não suportam isso...
O problema é que só paramos para escutar o que está na cara de todo mundo, quando uma tragédia sem precedentes como essa acontece.
Você deve estar perguntando: afinal o que está tão na cara assim que ninguém vê?
Simples, essa atitude que a sociedade tem de fingir que não vê as agruras que possui só colocam mais em ebulição o caldeirão de reações que a qualquer momento podem nos surpreender.
Quando a criança sofre abusos, maus tratos; quando ela é deixada de lado pela sua família e vive na rua ; quando ela não tem proteção, não tem incentivos; quando lhe é negado cuidados, alimento, saúde, estudo, lazer...
quando a ela é negado o direito de ser uma criança,
ela vai perdendo as esperanças e que tipo de jovem, posteriormente um adulto,
você acha que essa criança irá se tornar?
Que dias são esses?
São dias de apesar dos pesares se ter esperança.